PUB

Banho de camomila acalma bebés com cólicas? Tem riscos?

13 Nov 2023 - 10:51

Banho de camomila acalma bebés com cólicas? Tem riscos?

Cólicas e bebés são duas palavras que andam lado a lado. Quantas vezes não ouvimos pais a queixarem-se desta situação que afeta o bem-estar do bebé e, por consequência, da família. Nas redes sociais, há utilizadores que defendem que um banho de camomila ajuda a acalmar os bebés quando estão com cólicas. Mas será verdade?

“É difícil encontrar um medicamento milagroso”

Em declarações ao Viral, o pediatra Hugo Rodrigues adianta que não existe “evidência científica robusta para utilizar nada nas cólicas”. O médico refere que, uma vez que a causa das cólicas é ainda desconhecida, “é difícil encontrar um medicamento que seja milagroso”.

Num estudo da Academia Americana de Médicos de Família (AAFP) explica-se que, por norma, os bebés com cólicas têm crises de choro durante a noite associadas a comportamentos motores, tais como: rosto vermelho, testa franzida, punhos fechados e pernas fletidas até ao abdómen

No que toca ao tratamento, a publicação refere que os medicamentos disponíveis nos Estados Unidos não se mostraram eficazes.

Em Portugal, a situação não é muito diferente. O especialista em saúde infantil Hugo Rodrigues diz que os únicos medicamentos que poderão ter algum impacto nas cólicas são os probióticos, “mas não todos”. 

O pediatra explica que os estudos com probióticos são “muito diferentes uns dos outros”. Isto porque “uns utilizam concentrações de probióticos diferentes, alguns utilizam também bactérias diferentes e é difícil tirar conclusões que tenham uma robustez grande a nível de evidência”.

No entanto, tem em conta “um apanhado dos estudos todos” aquele que parece ter mais efeito, segundo o pediatra é o Lactobacillus reuteri.

“É o que tem mais evidência, apesar de não ser consensual” e de os resultados não significarem que este probiótico funcione com todos os bebés, avisa.

Diagnóstico de “exclusão”

De acordo com o pediatra – e também segundo o estudo da AAFP acima citado – as cólicas são geralmente definidas pela “regra dos 3”, ou seja, quando um bebé aparentemente saudável e que evolui bem de peso chora durante mais de três horas por dia, mais de três dias por semana e mais de três semanas por mês.

PUB

A questão do peso “é muito importante, porque os bebés que não evoluem bem de peso, até prova em contrário, choram por fome ou porque têm alguma doença que justifique esta má evolução”.

Banho de camomila faz mal aos bebés?

Ainda sobre o banho de camomila, o pediatra do Hospital de Viana do Castelo acredita que esta técnica não traz “qualquer tipo de prejuízo” para um bebé saudável e, por isso, considera perfeitamente normal que os pais, quando já não sabem o que fazer, a queiram testar. 

No entanto, alerta que no caso de bebés com dermatite atópica ou com algum problema de pele, a questão deve ser avaliada por um profissional de saúde, porque não se sabe de que forma a pele vai reagir quando em contacto com a infusão.

O que fazer quando um bebé está com cólicas?

O pediatra e autor da página Pediatria Para Todos diz que, apesar de não haver evidência científica robusta sobre qualquer tratamento, no que toca às cólicas, é preciso ser “um bocadinho mais condescendente e não ser estritamente científico”, uma vez que ainda não se sabe qual é a causa das mesmas.

O especialista em saúde infantil descreve ao Viral algumas técnicas que os pais podem experimentar com os bebés:

  • Contacto físico, “é provavelmente a maior fonte de conforto que se pode dar aos bebés”;
  • Colocar o bebé para amamentar “também pode ajudar”;
  • Massagens, que também permitem contacto físico e “aumentam a segurança e a tranquilidade” que são passadas ao bebé.

————————————————

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

PUB

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

Categorias:

Pediatria

Etiquetas:

Produtos naturais

13 Nov 2023 - 10:51

Partilhar:

PUB